Rainer Tankred Pappon: "Tankred" Live (2010) {BOOTLEG} [WAV]


Putada, hoje é a vez do nosso amigo Ivo que nos mandou uma gravação de mesa de som não-oficial da banda instrumental paulista Rainer Tankred Pappon. O som é de arrepiar, com várias influências de jazz, fusion e diversas bandas progressivas.

Leia a matéria que ele incluiu também.



RAINER TANKRED PAPPON


O guitarrista Rainer Tankred Pappon, também conhecido pela alcunha de “o alemão da guitarra verde”, é um filho de alemães nascido em São Paulo, que vem se destacando no cenário underground à frente de projetos como a The Central Scrutinizer Band, celebrada banda cover de Frank Zappa (autorizada pelo próprio), e o seu Rainer Tankred Pappon Trio. Guitarrista de técnica exacerbada e bom gosto.
Rainer toca guitarra e baixo e já excursionou com diversos nomes da música nacional e internacional. Agora mantém um quarteto instrumental, com Mario Conte na bateria, Caio Góes no baixo e Jimmy Pappon nos teclados.

O estilo é uma fusão de música européia com R&B americano. O repertório é de músicas próprias, como “Já volto”, “Na Padaria”, “Uau!”, “A vida Inteira”, “Gonanza”, “Ontem foi Fogo”, “Perdão!” e “Tô Chegando”.
Com assumidas influências tão distintas como Frank Zappa, King Crimson, Egberto Gismonti, Mahavishnu Orchestra, Hermeto Pascoal, Focus, Yes, Gong, Jeff Beck, etc., Pappon desenvolveu seu estilo próprio, ao mesmo tempo altamente intuitivo e técnico. Já lançou dois discos solo: “O Alemão da Guitarra Verde” (1992) e “The Blurps” (1998).

Fugindo ao desgastado padrão de “guitar hero” à la Satrianis e Vais da vida, Pappon optou por gravar o seu terceiro disco solo “Tankred” (2005) no formato powertrio, onde ele mesmo pilotou guitarra e baixo, deixando a bateria a cargo de Humberto Zigler (nos shows de seu trio, quem toca o baixo é Caio Gomes). O estilo, como já foi dito, é um fusion instrumental despojado (mas não desleixado!), calcado em improvisos criados em cima de temas supostamente pré-concebidos. O resultado é inusitado e original, com um frescor que foge à pasteurização tão usual em discos solo de guitarristas. Segundo o próprio Rainer, seu novo disco mescla influências do rhythm’n’blues americano com música clássica européia. As influências de Zappa podem ser, é claro, sentidas aqui e ali.
Ouça temas como “Uau!”, por exemplo. A impressão que fica é de uma jam session, com segmentos mais calmos e outros onde a quebradeira rola solta. Quando parece que Rainer e seu comparsa vão se perder, ele puxa as rédeas novamente, retomando o controle da situação, numa clara demonstração de que sabe exatamente o que está fazendo.
Outros destaques são as faixa “Gonanza”, e sua melodia cativante, e a música de fechamento do CD, “Tô Chegando”, com uma guitarra que chega a nos remeter em seus momentos mais pesados a Hendrix, com notas limpas o suficiente para serem ouvidas e sujas o bastante para eletrizarem o ouvinte.

Parabéns a Rainer por não se sujeitar ao óbvio, e a gravadora Voiceprint por apostar em talentos como o dele. Altamente recomendado.

Tracklist:
1. Já Volto
2. Na Padaria
3. Uau!
4. A Vida Inteira
5. Gonanza
6. Ontem Foi Fogo
7. Perdão!
8. Tô Chegando


THE MIND EXPANDING FESTIVAL

Nos dias 06 a 09 de Abril de 2006 aconteceu a 1ª. edição do 'The Mind Expanding Festival' que reuniu grupos de música instrumental no Centro Cultural São Paulo.
Em sintonia com a música instrumental contemporânea, o festival foi resultado do movimento de várias bandas que tinham em comum a diversidade sonora e contavam com o apoio da gravadora britânica Voiceprint que registrou o evento em DVD..
The Mind Expanding Festival abrangeu as vertentes de grupos psicodélicos, do fusion, do Rock In Opposition, da 'ambient music' e também de experimentalismos da música de improvisação livre.

Todos estes caminhos da nova música instrumental foram representados em 4 noites na Sala Adoniram Barbosa no Centro Cultural São Paulo, entre eles tocou o grupo:

Dia 07/04 - RAINER TANKRED PAPPON TRIO - fusion / rock. Projeto solo do veterano guitarrista da Central Scrutinizer band (banda paulistana cover de Frank Zappa), o trio apresentou as composições do disco 'Tankred'. Acompanharam Rainer, Caio Góes (baixo) e Humberto Zigler (bateria).


DVD LIVE IN HAVAI

Para quem não sabe, a Central Scrutinizer foi aprovada pelo próprio mestre Zappa, antes de falecer (em 1993). Nada mal. Além disso, Pappon, “O Alemão da Guitarra Verde”, montou também um trio, denominado Rainer Tankred Pappon Trio (oh!), e com ele vem mantendo uma agenda de shows no circuito rock de Sampa. Fazem parte desse trio instrumental, além é claro de Pappon na guitarra, o baterista Humberto Zigler e o baixista Caio Góes.

E foi com essa formação que o RTP Trio gravou seu DVD de estréia, “Live In Havaí”. Para quem se surpreendeu e perguntou como eles conseguiram arrumar shows no Havaí, essa é apenas a primeira de uma série de brincadeiras (de bom gosto) e referências jocosas. Acontece que o trio gravou sua performance no estúdio caseiro de Pappon, em sua casa na Rua Havaí, em SP (na verdade, a entrada do estúdio – Studio Paris – fica na Rua Paris, pois a casa fica na esquina das duas ruas). A capa do DVD traz uma brincadeira com a do disco “USA”, clássico ao vivo do King Crimson de 1975, só que substituindo a placa metálica original por uma sandália havaiana velha. Dentro da caixa do DVD, alguns brindes interessantes: um par de bolachas para tulipas de chopp (sim, obviamente teria que ser um par!) e uma palheta de guitarra, tudo personalizado e feito especialmente para este lançamento. O encarte é bastante simples, contendo apenas 2 páginas, com fotos das gravações e um texto que mescla nostalgia com um apelo conscientizatório de Pappon. Tanto o encarte quanto o DVD são numerados um a um (a mão) pelo próprio Rainer.
Num ambiente totalmente descontraído e propositalmente tosco, a banda leva todos os temas do bom disco “Tankred”, lançado em 2005. Os poucos e esparsos “efeitos especiais” lembram aqueles dos programas de TV dos anos 60 e 70, tipo Beat Club, com imagens canhestramente recortadas e inseridas umas sobre as outras (há inclusive um painel azul estrategicamente localizado atrás de Zigler provavelmente com esse fim, para uso da técnica “chroma key”). A ordem das músicas é praticamente idêntica à do CD de onde foram tiradas, com exceção da terceira e da quarta (“A Vida Inteira” e “Uau!”), aqui invertidas.

O clima das músicas é bem calcado em Zappa: experimentalismo, humor, inteligência, eficiência técnica, tudo em prol da música. Pappon sabe ser rápido quando tem que ser, e alterna isso com momentos mais lentos e cheios de feeling. Nada de notas fora do lugar. Logo na primeira música, “Já Volto”, é nítido que em contraste ao clima despojado da gravação temos uma banda de primeiríssima categoria, bem ensaiada e/ou entrosada e sabendo muito bem o que está fazendo. Rainer tira um timbre perfeito de sua guitarra, nem sujo nem limpo demais, com todas as notas perfeitamente audíveis mesmo nos momentos mais rápidos. Um estilo por vezes nervoso e instigante, deixando o ouvinte intrigado e atento, nunca indiferente. Humberto Zigler é técnico e cheio de recursos, dando grande dinâmica às músicas. Caio Góes, companheiro de Pappon na Scrutinizer, toca em todas as faixas um baixo fretless, alcançando uma sonoridade bastante interessante e que complementa muito bem o som do trio.
Em paralelo à performance da banda, há cenas de Pappon dirigindo sua motocicleta pelas ruas de São Paulo, numa referência bem urbana mesmo, e que casa perfeitamente com o som, uma “road soundtrack” típica. Na segunda música, “Na Padaria”, Pappon toca slide e é visto pegando um desvio com sua moto e indo beber um café numa... padaria, é lógico. Já em “Uau!”, o uso inusitado (para um guitarrista) da técnica de tapping dá um toque diferente, enquanto cenas de uma praia (provavelmente no litoral paulista) aparecem na tela.

Um dos melhores momentos do DVD fica por conta de “Gonanza”, com sua linha melódica empolgante. Um local imaginário, conforme as placas de trânsito (montagens) mostram. Nessa hora, no vídeo paralelo à performance (uma estorinha despretensiosa) aparecem amigos de Pappon para assistir à apresentação (gravação) da banda no estúdio. Entre os espectadores, o próprio Rainer.

A músicas vão se sucedendo, portanto, sempre mantendo o mesmo clima descontraído. Em determinados momentos, até mesmos os cinegrafistas e câmeras aparecem nos “takes” feitos pelas demais câmeras, sem que isso esteja fora de contexto. Após mais de 60 minutos de música, Pappon aparece retornando com sua moto para casa, já de noite, representando o fim do DVD e também do dia, na estorinha paralela.
Complementando o DVD com mais quase 30 minutos, algumas faixas bônus, covers que são freqüentemente incluídos nas apresentações ao vivo. Belas versões de grandes clássicos estão presentes, ganhando porém uma roupagem do RTP Trio. “Sylvia”, do Focus, por exemplo, ganhou um arranjo menos “alegre” e harmônico que o original. “Red”, do King Crimson, manteve seu espírito mais intocado, entretanto o baixo fretless conferiu uma dose de novidade. Os covers das músicas de Frank Zappa eram obrigatórios, claro, e quem melhor para executá-los do que Pappon...

Vale uma boa conferida para quem está atrás de música bem feita e sem maiores pretensões comerciais. Aliás, logo no início do DVD está dado o recado: pode copiar para os amigos, distribuir pela Internet, tocar em bares, tudo sem a necessidade de se pagar royalties. O lance é divulgar o material. Ah sim, e a censura é livre!
Tracklist:
1. Já Volto
2. Na Padaria
3. A Vida Inteira
4. Uau!
5. Gonanza
6. Ontem Foi Fogo
7. Perdão!
8. Tô Chegando

Extras:
9. Black Napkins (Frank Zappa)
10. Red (King Crimson)
11. Sleep Dirt (Frank Zappa)
12. Sylvia (Focus)


RAINER TANKRED PAPPON

"Tankred" Live – 2010 (CD BOOTLEG)
INSTRUMENTAL SESC BRASIL - 2010

1) Já Volto - 9:43
2) Na Padaria - 7:55
3) Uau! - 7:59
4) A Vida Inteira - 5:55
5) Gonanza - 6:06
6) Ontem Foi Fogo - 4:58
7) Perdão - 5:32
8) Tô Chegando - 4:54

LIVE IN STUDIO (Audio do DVD)

9) Black Napkins (Cover do Frank Zappa) - 5:57
10) Red (Cover do King Crimson) - 6:19

THE MIND EXPANDING FESTIVAL - 2006

11) Já Volto (Versão Alternativa) - 7:32

Total das faixas: 72:53m aproximadamente
Formato: WAVE
Qualidade do áudio: Entre 9,5 e 10.


Download:
http://www.multiupload.com/KFTRZ8BQL3
http://www.multiupload.com/7KXN1IEDOW
http://www.multiupload.com/KWM5MPYG7X
http://www.multiupload.com/IHRLQ2ES8S

Password: bordeldorock.blogspot.com

Comentários

  1. Falando sobre o Grupo:

    - É realmente um instrumental surpreendente e nada comercial mesmo.

    Sobre as músicas:

    - da primeira a oitava, o RAINER é um quarteto composto de baixo, bateria, teclados e guitarra.

    - Nas três últimas o grupo é um Trio, sem a presença dos teclados.

    NOTA: Só para esclarecer mesmo, pois a imagem acima sugere a presença de instrumentos de sopro, mas não é o caso nesta versões.

    Ok

    Abçs

    Ivo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas